---
No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro), o Rio Ônibus (Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro) e o Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia), após cerca de um ano de negociações e trabalho, lançaram o projeto “Eu Vou!”, durante o Fórum de discussão sobre acessibilidade, inclusão e anticapacitismo, realizado no auditório do Instituto.
Através da parceria, o Sindicato disponibilizou um ônibus para a reabilitação de pacientes do Into que apresentam algum tipo de dificuldade em seus deslocamentos por meio desse modo de transporte público, especialmente aqueles que foram submetidos a uma amputação ou fazem uso recente de cadeira de rodas, muletas ou próteses e, por isso, experimentam alguma insegurança e até medo de sair de casa e embarcar em um coletivo.
O veículo ficará estacionado no pátio do Instituto para a realização dos treinamentos desses pacientes e também poderá ser utilizado para ações de instituições públicas voltadas para pessoas com deficiência (PcDs), bem como para trabalho direcionado aos rodoviários de empresas de ônibus da cidade do Rio de Janeiro, que poderão interagir diretamente com os pacientes.
“Sistema mais humanizado”
“É um projeto para melhorar a acessibilidade de todos os pacientes, não só do Into, mas de outras entidades, aumentando a qualidade de vida e a autonomia dessas pessoas”, explicou a diretora do Instituto, Germana Lyra Bahr. O presidente do Rio Ônibus, João Gouveia, destacou que, com a entrega do ônibus, cumpre parte do propósito do Sindicato. “Estamos transformando o nosso sistema em um sistema mais humanizado, pensando nas pessoas; afinal a gente transporta pessoas. Por isso nos envolvemos nesse projeto tão grandioso e que, com certeza, será muito exitoso”, afirmou.
Também participaram da mesa de abertura: a assistente social da Coope/Into, Mariana Maciel, que apresentou o projeto para a plateia; e o coordenador da Área de Reabilitação do Into, José Paulo Aramburu Filho. O coordenador geral de Saúde da Pessoa com Deficiência, do Ministério da Saúde, Arthur Almeida Medeiros, enviou um vídeo parabenizando a iniciativa.
Mesas redondas
O Fórum contou com duas mesas redondas – Acessibilidade: responsabilidade de todos” e “Pessoa com Deficiência: direitos, transporte público e anticapacitismo”. O primeiro tema foi mediado pela fisioterapeuta Mônica Giannini, do Centro de Amputados do Into, e teve como palestrantes a subsecretária municipal da Pessoa com Deficiência, Flávia Cortinovis, e o defensor público do estado do Rio de Janeiro, Valmery Jardim.
A segunda mesa redonda, mediada pela gestora de Responsabilidade Social do Rio Ônibus, Marcia Vaz, contou com a participação do advogado, mestre e doutor em Direito Público e Evolução Social, Caio Silva de Souza, e da terapeuta ocupacional da área de Reabilitação do Into, Sandra Helena de Mora.
Fotos: divulgação
Mais Curtidas
Viação Dedo de Deus promove adesivação dos pontos cegos dos ônibus
Projeto brasileiro vence UITP Awards da América Latina na categoria Clima e Saúde
Transporte como direito social no Brasil é o assunto de capa da Revista Ônibus 121
Congresso da UITP teve 15 mil participantes e mais de 300 palestrantes
Semove nas redes:
© SEMOVE Todos os direitos reservados.
Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Nome completo (obrigatório)
CPF (obrigatório)
Qual a sua relação com o Sistema Fetranspor (obrigatório)? Colaborador, gestor, agente de governançaFornecedor terceirizado, cliente, sindicato, empresas de transporte coletivo de passageiros, demais categorias de empresas com contratos firmados com o Sistema Fetranspor.
CNPJ da EMPRESA
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas nesta Política de Segurança da Informação, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas neste Código de Conduta, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
Conteúdo aqui !