---
Passageiras de ônibus da cidade do Rio agora podem denunciar casos de assédio por meio de uma plataforma exclusiva desenvolvida pelo Rio Ônibus. Com objetivo de facilitar o acesso aos canais de denúncia e à informação sobre a prática criminosa, a campanha “Assédio: Não Embarque Nessa” foi lançada dia 8 de fevereiro, às vésperas do carnaval, período em que 7 a cada 10 mulheres sofrem com o medo de serem assediadas. Veiculada nos principais terminais do município, no interior dos ônibus e busdoors, a iniciativa vai impactar mais de 6 milhões de pessoas.
Para incentivar o acesso à ferramenta, o Rio Ônibus promoveu a adesivação da frota de ônibus e a distribuição de copos reutilizáveis no Terminal Alvorada com QRcodes. Assim, ao escanear o código, seja dentro de um coletivo, ou em um bloco de carnaval, qualquer usuário é direcionado para a plataforma. Além de ter botões de contato com os principais telefones de acusação, a onepage também disponibiliza dados sobre o impacto da violência na vida das vítimas. O intuito do Sindicato é reduzir ao máximo o número de casos de importunação sexual em vias públicas, que atingiram a marca de 860 registros em 2023, segundo o Mapa da Mulher Carioca.
“A maioria dos 2,1 milhões de passageiros que transportamos diariamente são mulheres. Para nós, a segurança dessas usuárias é um fator inegociável. Não há mais espaço para comportamentos de hostilidade e violência no transporte público ou em qualquer ambiente. A ideia é que essa plataforma sirva de apoio não só para as vítimas de assédio, mas também para qualquer pessoa que presenciar uma cena criminosa. A mudança começa na conscientização e na denúncia e é isso que estamos buscando”, explicou João Gouveia, presidente do Rio Ônibus.
Apesar de ter início no período festivo, a campanha será permanente e também terá espaço nos canais digitais do Sindicato. O Canal conta com o apoio do Cittamobi, Onbus e Itabus e incentiva, ainda, que os usuários conheçam a iniciativa “Tem Saída”, da Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher, com quem o Rio Ônibus tem uma parceria estabelecida. Acesse https://rioonibus.com/contraoassedio e saiba mais.
Foto: Divulgação
Mais Curtidas
Revista Ônibus vence Prêmio CNT de Jornalismo na categoria Comunicação Setorial
Viação Dedo de Deus promove adesivação dos pontos cegos dos ônibus
O Impacto Negativo do Trânsito na Saúde
Projeto brasileiro vence UITP Awards da América Latina na categoria Clima e Saúde
Semove nas redes:
© SEMOVE Todos os direitos reservados.
Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Nome completo (obrigatório)
CPF (obrigatório)
Qual a sua relação com o Sistema Fetranspor (obrigatório)? Colaborador, gestor, agente de governançaFornecedor terceirizado, cliente, sindicato, empresas de transporte coletivo de passageiros, demais categorias de empresas com contratos firmados com o Sistema Fetranspor.
CNPJ da EMPRESA
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas nesta Política de Segurança da Informação, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas neste Código de Conduta, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
Conteúdo aqui !