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O primeiro Plano de Contingência e Gestão de Crise do setor de transporte por ônibus foi lançado, dia 9 de setembro, durante o Workshop de Comunicação do Rio Ônibus, realizado na sede do Sindicato. Estavam presentes diretores, lideranças e profissionais de Comunicação e de Recursos Humanos das empresas operadoras de ônibus da capital carioca, além de representantes de outros sindicatos do sistema de transporte do estado do Rio de Janeiro.
Desenvolvido pelo Rio Ônibus, em parceria com as empresas consultoras FSB Comunicação e Bowler, o documento servirá como guia, preparando e padronizando a atuação de todas as operadoras em momentos críticos, como acidentes, falhas operacionais, e outras situações de risco. A proposta é promover uma gestão mais eficaz das crises, garantindo agilidade e eficiência na comunicação com a imprensa, autoridades e o público e preservando a reputação do sistema.
“Esse plano é um marco para o setor. Com ele, buscamos mitigar os impactos de crises e, com isso, aumentar a transparência e agilidade das respostas. Ele nos dá ferramentas para enfrentar crises com mais eficiência e transparência, permitindo uma resposta ágil e coordenada”, afirmou João Gouveia, presidente do Rio Ônibus, destacando que a produção de um manual único representa um avanço na governança do Sindicato.
Segundo o diretor de Comunicação do Rio Ônibus, Paulo Valente, “ter um plano claro e padronizado é fundamental para que as empresas consigam gerenciar crises de forma eficiente, preservando não só a imagem das operadoras, mas também a confiança dos usuários”, afirmou.
O evento incluiu apresentações detalhadas sobre as diretrizes do Plano de Contingência, além de orientações práticas sobre como as equipes de Comunicação podem atuar em momentos de crise.
Fotos: Divulgação
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