Riopar faz seminário sobre contabilização de antecipação de ressarcimento

27/07/2023 2 min leitura

No dia 25 de julho, a Riopar realizou seminário para contadores e representantes do financeiro das empresas de ônibus com o objetivo de trocar informações sobre contabilização das antecipações feitas no processo de ressarcimento da bilhetagem eletrônica do estado do Rio de Janeiro.

Armando Guerra, presidente executivo da Riopar, abriu a reunião falando sobre a importância do encontro para que todos entendam os valores adiantados às empresas, a forma de contabilização do adiantamento do ressarcimento e como as empresas podem consultar os valores. O presidente lembrou ainda que a Riopar tem auditoria externa, o que exige prestações de contas consistentes, motivo pelo qual a contabilização do ressarcimento, realizada pelas empresas, precisa estar compatível com a da Riopar.

“Quando fecha o mês, pegamos o total do ressarcimento realizado e a taxa de administração, recolhemos os impostos e informamos às empresas, para que elas façam a conferência com as notas fiscais emitidas”, reforçou Armando.

Em seguida, Júlio Cunha, coordenador de Controladoria, mostrou o caminho da contabilização da bilhetagem eletrônica. Já Cintia Sena, especialista fiscal, falou sobre a contabilização dos registros das notas fiscais emitidas a favor de cada empresa, sobre os registros dos respectivos impostos retidos, bem como sobre o procedimento de baixa no passivo.

Por fim, os participantes tiraram dúvidas e fizeram sugestões para melhorar a comunicação dos processos de ressarcimento e a unificação de procedimentos. A equipe da Riopar disponibilizou ainda e-mails de contato do ressarcimento ([email protected]) e da controladoria ([email protected]), para que as empresas possam sanar novas dúvidas sobre o tema.

Foto: Fernanda Cardozo

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *