---
No dia 25 de julho, a Riopar realizou seminário para contadores e representantes do financeiro das empresas de ônibus com o objetivo de trocar informações sobre contabilização das antecipações feitas no processo de ressarcimento da bilhetagem eletrônica do estado do Rio de Janeiro.
Armando Guerra, presidente executivo da Riopar, abriu a reunião falando sobre a importância do encontro para que todos entendam os valores adiantados às empresas, a forma de contabilização do adiantamento do ressarcimento e como as empresas podem consultar os valores. O presidente lembrou ainda que a Riopar tem auditoria externa, o que exige prestações de contas consistentes, motivo pelo qual a contabilização do ressarcimento, realizada pelas empresas, precisa estar compatível com a da Riopar.
“Quando fecha o mês, pegamos o total do ressarcimento realizado e a taxa de administração, recolhemos os impostos e informamos às empresas, para que elas façam a conferência com as notas fiscais emitidas”, reforçou Armando.
Em seguida, Júlio Cunha, coordenador de Controladoria, mostrou o caminho da contabilização da bilhetagem eletrônica. Já Cintia Sena, especialista fiscal, falou sobre a contabilização dos registros das notas fiscais emitidas a favor de cada empresa, sobre os registros dos respectivos impostos retidos, bem como sobre o procedimento de baixa no passivo.
Por fim, os participantes tiraram dúvidas e fizeram sugestões para melhorar a comunicação dos processos de ressarcimento e a unificação de procedimentos. A equipe da Riopar disponibilizou ainda e-mails de contato do ressarcimento ([email protected]) e da controladoria ([email protected]), para que as empresas possam sanar novas dúvidas sobre o tema.
Foto: Fernanda Cardozo
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.
Principais temas
Mais Curtidas
Viação Dedo de Deus promove adesivação dos pontos cegos dos ônibus
Projeto brasileiro vence UITP Awards da América Latina na categoria Clima e Saúde
Transporte como direito social no Brasil é o assunto de capa da Revista Ônibus 121
Congresso da UITP teve 15 mil participantes e mais de 300 palestrantes
Semove nas redes:
© SEMOVE Todos os direitos reservados.
Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Nome completo (obrigatório)
CPF (obrigatório)
Qual a sua relação com o Sistema Fetranspor (obrigatório)? Colaborador, gestor, agente de governançaFornecedor terceirizado, cliente, sindicato, empresas de transporte coletivo de passageiros, demais categorias de empresas com contratos firmados com o Sistema Fetranspor.
CNPJ da EMPRESA
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas nesta Política de Segurança da Informação, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas neste Código de Conduta, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
Conteúdo aqui !