Salineira realiza 10ª edição da Operação Praia Limpa e Segura

20/02/2024 2 min leitura

A Auto Viação Salineira realizou, nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro, a 10ª edição do projeto Operação Praia Limpa e Segura, nas principais praias de Cabo Frio: Praia do Forte; Dunas; Peró e Conchas. A ação contou com uma equipe de promotores que distribuiu 30 mil sacolas biodegradáveis aos banhistas e cerca de mil pulseiras de identificação para crianças. Tendas instaladas nas faixas de areia serviram como pontos de apoio para a ação.

Durante a Operação Praia Limpa e Segura, os banhistas são orientados sobre a importância da preservação das praias e do meio ambiente e sobre o descarte incorreto de resíduos nas faixas de areia e no mar e o impacto disso em todo o ecossistema. Desde 2014, quando foi lançado, o projeto já distribuiu 433 mil sacolas biodegradáveis e tem colaborado com a limpeza e a preservação do meio ambiente na Região dos Lagos.

A ameaça do lixo nos mares representa um verdadeiro perigo para o meio ambiente, a economia e para a saúde das pessoas. Um estudo realizado pela Universidade de Queensland, na Austrália, explica que a contaminação dos oceanos pelo lixo descartado irregularmente, principalmente por plástico, é responsável pela morte de cerca de 100 mil animais por ano. No Brasil, cerca de 700 espécies marinhas são afetadas diretamente pela poluição marinha, incluindo cerca de 260 espécies sob algum grau de extinção.

Além dos plásticos e outros resíduos que são facilmente visíveis, o perigo para as pessoas se torna ainda maior por conta dos materiais ingeridos indiretamente pelos animais. Em muitas ocasiões, os denominados microplásticos são incorporados à cadeia alimentar do homem, quando ele consome frutos do mar. Segundo um levantamento realizado pela Associação MarBrasil, dos animais encontrados mortos, 75% das aves marinhas e todos as tartarugas verdes possuem algum tipo de plástico no estômago.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação