São Gonçalo vai implantar projeto de Mobilidade Urbana

28/04/2023 < 1

São Gonçalo iniciou, neste mês de abril, a desocupação de áreas públicas ao longo da antiga linha férrea, para o início das obras de implementação do Mobilidade Urbana Verde Integrada (MUVI), projeto da Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe) que será executado pelo governo estadual. Coube ao município a desapropriação e desocupação das áreas por onde passará o corredor viário de BRS.

O MUVI é o maior investimento em infraestrutura, mobilidade e urbanismo dos últimos anos na cidade de São Gonçalo e faz parte do Pacto RJ, programa de investimentos do Estado. Serão investidos R$ 262 milhões. O projeto prevê a criação de novo corredor viário, com pistas de BRS (Bus Rapid Service) e ciclovia, cortando um trecho de 13,58 quilômetros do município.

O sistema BRS será implantado ao longo da antiga linha férrea que corta a cidade, ligando Neves a Guaxindiba, passando por importantes bairros, como o Centro e Alcântara, e irá priorizar e modernizar o transporte público coletivo, a partir da racionalização e oferecendo mais conforto e rapidez.

O MUVI também irá estimular o uso de bicicletas e prevê uma série de intervenções urbanísticas, como criação de praças, áreas de convívio e adequação dos espaços públicos e calçadas, que garantirão a valorização do solo urbano e deixarão a cidade mais bonita e organizada para atrair futuros investidores, além de um novo terminal rodoviário em Alcântara.

Imagem: Divulgação