Seminário NTU: ANTP lança cartilha para as eleições 2024

07/08/2024 2 min leitura

Foi lançada ontem (6 de agosto), durante o Seminário Nacional NTU, em São Paulo, a cartilha “Eleições 2024 – Como Ganhar as Eleições: Transporte Público de Qualidade para o Cidadão”, produzida pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). O documento traz orientações para os candidatos e candidatas às prefeituras e vereanças sobre o transporte público e os aspectos necessários para garantir a qualidade desse serviço nas cidades. Além disso, destaca as soluções para as principais demandas indicadas pelos passageiros em pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).

O superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Luiz Carlos Mantovani Néspoli, apresentou o documento, editado pela entidade desde 2020, incorporando, a cada nova eleição, a realidade do mercado e do setor na ocasião dos pleitos. Entre as novidades deste ano, estão temas como eletrificação da frota, descarbonização, financiamento, custeio, tarifa zero e subsídios.

Luiz Carlos Mantovani Néspoli, superintendente da ANTP

De acordo Néspoli, a cartilha recomenda caminhos para resolver questões como: aumento da oferta e da confiabilidade, redução de preço, melhoria do conforto, redução do tempo de viagem, aumento da segurança e melhoria de acesso ao serviço. “Diferentemente dos anos anteriores, neste ano nós focamos a cartilha nas necessidades dos usuários e trouxemos recomendações e abordagens de como os prefeitos e prefeitas podem atender essas necessidades, transformando conhecimento técnico em proposições”, explicou.

A elaboração do documento contou com o apoio da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus), da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana.

Cartilha Eleições 2024

Comentários