Seminário NTU: coletiva de imprensa apresenta temas e novidades do evento

07/08/2024 2 min leitura

Começou ontem (6 de agosto), em São Paulo (SP), a 37ª edição do Seminário Nacional NTU, cujo tema central é “A revitalização do transporte público e a reconquista do passageiro”, e a Lat.Bus Transpúblico 2024, considerada a maior feira de transporte coletivo da América Latina. Pela manhã, foi realizada uma coletiva de imprensa, na qual foram apresentados os temas que estariam em debate no evento, com destaque para os lançamentos do Anuário NTU 2024 e da Cartilha Eleitoral da ANTP, além da Pesquisa  CNT de Mobilidade da População Urbana.

A coletiva contou com a participação do diretor executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Francisco Christovam; do diretor executivo da OTM Editora, Marcelo Fontana; do presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), Márcio de Lima Leite; e do superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Luiz Carlos Mantovani Néspoli.

Ao falar sobre o Anuário NTU,  Francisco Christovam comentou os dados sobre a perda de passageiros ao longo dos últimos dez anos, que chegou a 44,1%. Segundo o executivo, um dos principais desafios é reverter essa perda e trazer o passageiro de volta ao ônibus urbano. No entanto, essa reconquista vai além da oferta de serviços de qualidade, e passa pela adoção de políticas públicas e investimentos que priorizem o transporte público.

Sobre o guia para eleições, produzido pela ANTP, Luiz Carlos Mantovani Néspoli esclareceu que o material traz recomendações para os candidatos a prefeitos e vereadores atendendo às mudanças do mercado, abordando temas como eletrificação, subsídios e tarifa zero.

Márcio de Lima Leitef falou sobre o desafio em relação às exportações e revelou que a indústria de ônibus no Brasil deve crescer 10% este ano e que o País se destaca entre os grandes players mundiais, sendo referência na América Latina.

A coletiva completa está disponível no canal da NTU no YouTube.

Comentários