---
“Infraestrutura, renovação da frota e descarbonização do transporte público” foi o tema da palestra magna, ministrada pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente da ANTP (Associação Nacional dos Transportes Públicos), Olímpio Alvares, na abertura do Seminário Nacional NTU, dia 6 de agosto, em São Paulo (SP).
Alvares iniciou sua apresentação falando sobre a história do tema no mundo. Segundo o palestrante, a infraestrutura nacional de ônibus, a renovação da frota e a descarbonização do transporte público são áreas interligadas que exigem atenção e investimentos contínuos. Ele esclarece que a questão da sustentabilidade no transporte é uma preocupação recente, mas urgente.
A meta de descarbonização, conforme lembrou o palestrante, é chegar a zero emissão em 2050, o chamado Net-Zero, e para isso foi determinada a alocação de 100 bilhões de dólares em financiamento por ano. O valor, segundo Alvares, que ainda não foi disponibilizado no caixa mundial para as ações, está muito abaixo do montante necessário, que chega a 275 trilhões de dólares.
Sobre os investimentos em infraestrutura, o palestrante destaca que apesar da escassez de recursos financeiros, o Brasil não está atrasado em comparação a outros países. Ele defende a adoção de novas tecnologias e a implementação de políticas públicas eficazes para garantir um transporte público mais eficiente, sustentável e acessível para todos e melhorar a qualidade de vida nas cidades, além de contribuir para a luta contra as mudanças climáticas.
“Temos um desafio enorme. Além de todos os aspectos apresentados, o Brasil é imenso e cada região conta com suas particularidades. Mas o que vejo hoje é um setor mais organizado e disposto a investir em soluções sustentáveis. Ainda precisamos de mais apoio da população e dos órgãos públicos, mas estamos avançando significativamente”, conclui Alvares.
Principais temas
Mais Curtidas
Viação Dedo de Deus promove adesivação dos pontos cegos dos ônibus
Projeto brasileiro vence UITP Awards da América Latina na categoria Clima e Saúde
Transporte como direito social no Brasil é o assunto de capa da Revista Ônibus 121
Congresso da UITP teve 15 mil participantes e mais de 300 palestrantes
Semove nas redes:
© SEMOVE Todos os direitos reservados.
Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Nome completo (obrigatório)
CPF (obrigatório)
Qual a sua relação com o Sistema Fetranspor (obrigatório)? Colaborador, gestor, agente de governançaFornecedor terceirizado, cliente, sindicato, empresas de transporte coletivo de passageiros, demais categorias de empresas com contratos firmados com o Sistema Fetranspor.
CNPJ da EMPRESA
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas nesta Política de Segurança da Informação, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas neste Código de Conduta, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
Conteúdo aqui !