Seminário NTU: Rodrigo Tortoriello fala sobre financiamento e qualidade no transporte

09/08/2023 2 min leitura

O vice-presidente de Relações Institucionais da Semove, Rodrigo Tortoriello, falou sobre “Financiamento e qualidade da oferta do transporte público”, no Seminário Nacional NTU, em Brasília, dia 8 de agosto.

O palestrante começou questionando o público presente sobre os atributos considerados mais importantes na hora da escolha do modo de deslocamento. A lista inclui: conforto, rapidez, disponibilidade, custo, segurança, forma de pagamento, pontualidade, acessibilidade, confiabilidade, flexibilidade, previsibilidade, integração e informação.

Segundo Tortoriello, esses atributos do transporte público impactam diretamente na qualidade percebida pelo cliente, que é diferente da qualidade ofertada pelas empresas. Porém, investir na melhoria desses atributos gera aumento nos custos. O executivo usou como exemplo o caso da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, onde a adoção de ar-condicionado em toda frota geraria um aumento de R$ 0,54 na tarifa. A utilização de veículos de piso baixo, também incrementaria o custo em mais R$ 0,54. (Ver nota da redação).

Para que as empresas de transporte público possam investir na qualidade do serviço, melhorando os atributos e as condições de mobilidade e sustentabilidade e, ao mesmo tempo, mantendo a modicidade da tarifa, a solução, de acordo com Tortoriello, está no subsídio.

O desafio, segundo o palestrante, será garantir que o subsídio melhore a qualidade da oferta. Para isso, ele sugere: disposição clara e objetiva das atribuições e responsabilidades dos entes envolvidos; destinação dos subsídios para aspectos que melhorem a percepção da qualidade da oferta; gestão e remuneração por metas e indicadores; adoção de padrões de qualidade; e a aprovação do marco legal, que prevê a reestruturação do modelo de prestação de serviços de transporte público coletivo e a diversificação dos modelos de contratação, instrumentos de financiamento e de subsídios.

“O equilíbrio econômico-financeiro e boas práticas de gestão levam à melhoria da qualidade da oferta, à fidelização e atração de demanda para o transporte público e beneficiam a mobilidade e a sustentabilidade”, finalizou Tortoriello.

O evento foi transmitido on-line no canal da NTU no Youtube (https://www.youtube.com/@TransporteUrbanoNTU).

Assista ao vídeo Institucional da Semove.

Nota da redação: Os dados foram extraídos do simulador de tarifas mantido pela Semove em seu site (semove.org.br) e são baseados em valores para a tarifa da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, considerando a frota sem cobrador e sem subsídio.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação