Semove e Disque Denúncia promovem campanha “Verão na moral”

20/02/2024 2 min leitura

A Semove e o Disque Denúncia estão promovendo a campanha “Verão na moral”, em suas redes sociais, para estimular os usuários de ônibus e a população do estado do Rio de Janeiro a fazerem denúncias de crimes e infrações ocorridos nos coletivos, visando garantir a segurança nas viagens.

Foram produzidos quatro cards para os perfis das entidades no Instagram (@semove.rj e @disquedenunciarj). A primeira, publicada no dia 26 de janeiro, traz um chick list de uma viagem, com itens para “Tô dentro”, como respeito ao próximo, manter o ônibus limpo, respeitar o motorista, usar fones de ouvido e denunciar anonimamente ação suspeita; e “Tô fora”, como depredar o ônibus, jogar lixo no chão ou nos bancos, desrespeitar o motorista, causar desordem e ver um crime e não denunciar. A legenda da postagem informa o número de telefone do Disque Denúncia (21 2253-1177), que também funciona pelo WhatsApp; em ambos de forma anonima.

O segundo card foi postado dia 30 de janeiro e traz a frase: “Verão no Rio é só alegria! Se rolar confusão, já sabe, né? Denuncia aí, meu consagrado!”. Os outros dois posts também orientam os usuários dos ônibus através das seguintes frases: “Não durma no ponto e garanta a paz da sua viagem. Denuncie crimes e depredações em ônibus” e “Não dê carona para o vandalismo, nem lugar para criminosos. Denuncie anonimamente!”. Além dos cards, a campanha, que será finalizada em março, terá também um vídeo.

Estão previstas, para o restante do ano, outras quatro ações educativas nas redes sociais. Entre março e maio, acontecerá a campanha “Vandalismo custa caro”, que mostrará os prejuízos para a recuperação de um ônibus vandalizado, número de dias em que o veículo fica parado, entre outras informações. De maio a julho, mais uma campanha de conscientização, prevenção e estímulo a denúncia, intitulada “Não durma no ponto”. Entre julho e setembro, será a vez da campanha “Quando você denuncia”, que apresentará resultados obtidos pelas autoridades de segurança a partir da denúncia da população; virá acompanhada da hashtag “FoiaSuaDenuncia”. A última ação nas redes, de reforço, será entre setembro e novembro, e é denominada “Vandalismo paralisa”.