---
A Semove lançou, essa semana, a plataforma Ônibus em Chamas, que agrupa dados sobre os coletivos incendiados em atos de vandalismo desde 2014. O objetivo é alertar as autoridades responsáveis pela segurança e informar a sociedade sobre os prejuízos à mobilidade urbana. A ferramenta reúne, em forma de mapa, informações como data e localização (cidade e bairro) de cada ataque registrado nos últimos 10 anos, bem como a empresa operadora da linha que teve seu veículo atingido e os custos para reposição dos ônibus destruídos.
Entre 2014 e 2024, esse tipo de crime foi registrado em 25 cidades fluminenses, principalmente em municípios da Região Metropolitana. O estado do Rio teve, em média, um ônibus incendiado de forma criminosa a cada nove dias. No total, 427 veículos foram atacados e destruídos, causando graves impactos à mobilidade da população. A perda financeira nesses 10 anos chega a R$ 363 milhões, já que um ônibus novo custa, em média, R$ 850 mil.
A criação da plataforma e a campanha de divulgação são de responsabilidade da Semove. Com o slogan “Quando um ônibus é queimado, quem perde é você”, a divulgação utiliza cartazes com imagens dos ônibus queimados e adota a estética de divulgação de filmes e séries. A campanha está sendo realizada em terminais de ônibus, em pontos de grande movimento, nas redes sociais da Semove e nos terminais Menezes Cortes, Nilópolis e Nova Iguaçu, com adesivo de cinzas nos pisos, acompanhadas da frase “quando as chamas consomem o seu ônibus, a sua liberdade vira cinzas”.
O projeto conta com o apoio do Disque Denúncia, que tem parceria com o setor de ônibus para o registro e a análise de informações sobre casos de violência no transporte público, a fim de contribuir com as autoridades policiais.
Mais Curtidas
Viação Dedo de Deus promove adesivação dos pontos cegos dos ônibus
Projeto brasileiro vence UITP Awards da América Latina na categoria Clima e Saúde
Transporte como direito social no Brasil é o assunto de capa da Revista Ônibus 121
Congresso da UITP teve 15 mil participantes e mais de 300 palestrantes
Semove nas redes:
© SEMOVE Todos os direitos reservados.
Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Nome completo (obrigatório)
CPF (obrigatório)
Qual a sua relação com o Sistema Fetranspor (obrigatório)? Colaborador, gestor, agente de governançaFornecedor terceirizado, cliente, sindicato, empresas de transporte coletivo de passageiros, demais categorias de empresas com contratos firmados com o Sistema Fetranspor.
CNPJ da EMPRESA
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas nesta Política de Segurança da Informação, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas neste Código de Conduta, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
Conteúdo aqui !