Semove participa do 36º congresso da ANPET

22/11/2022 2 min leitura

A Semove, através da gerência de Mobilidade Urbana, marcou presença no 36º congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET), que aconteceu entre os dias 8 e 12 de novembro, em Fortaleza, no Ceará. O evento tem como objetivo reunir especialistas do setor de transportes para o debate dos principais temas da área.

A programação contou com palestras, workshops e apresentação de trabalhos sobre mobilidade sustentável, logística urbana, técnicas de modelagem e planejamento de transportes, segurança viária e infraestrutura. Na ocasião, Luíza Dias, engenheira de Transportes, da gerência de Mobilidade Urbana, apresentou o trabalho técnico chamado “Pesquisa Sobe e Desce Digital de Passageiros: Estudo de Caso em Teresópolis”.

O trabalho mostra como os métodos tradicionais de coleta de dados que norteiam o processo de planejamento costumam ser onerosos e, consequentemente, realizados com pouca frequência. Por isso, há a necessidade de se desenvolver novas formas de compreender o padrão de deslocamento da população. Esse foi um dos principais motivadores do trabalho desenvolvido em Teresópolis, município da região serrana do Rio de Janeiro.

Em sua apresentação, Luíza falou sobre a utilização de dados existentes no sistema de ônibus no processo de planejamento da operação, em especial na pesquisa “sobe e desce” de passageiros. Este tipo de pesquisa permite, por exemplo, uma melhor compreensão do comportamento da demanda e da ocupação do veículo ao longo do itinerário da linha, o que auxilia os responsáveis pela operação a realizarem adequações na oferta das viagens, a fim de melhorar a qualidade do serviço.

Além disso, mostrou a aplicação e comparação entre a metodologia tradicional, realizada por pesquisadores embarcados nos ônibus, e a metodologia digital, desenvolvida com os dados da bilhetagem eletrônica e do GPS dos veículos. E ressaltou a similaridade do resultado entre as pesquisas, o que evidencia o potencial de replicação da metodologia digital em outros estudos.”

 

Foto: Divulgação / Semove

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *