Semove repudia mais um incêndio criminoso em ônibus no Rio

13/03/2023 < 1

Ataque a ônibus em Nova Iguaçu foi o 242° em nove anos

A Semove repudia mais um episódio de violência que atinge o transporte coletivo e coloca em risco a vida de passageiros e rodoviários da Baixada Fluminense. Ocorrências como a registrada em um ônibus da linha 712L (Seropédica x Coelho Neto), na última sexta-feira, em Nova Iguaçu, criam clima de medo e insegurança e prejudicam o deslocamento da população, sendo necessária especial atenção do poder público para a região.

Desde 2014, já são 242 ônibus retirados de circulação por conta de incêndios criminosos no Estado do Rio. Para repor os equipamentos incendiados, em valores atualizados, o custo é superior a R$180 milhões, que poderiam ser investidos na melhoria do atendimento aos passageiros. É importante lembrar que a inexistência de seguro para esse tipo de sinistro, somada à grave crise econômica que atinge o setor, leva à perda da capacidade de investimento das empresas na renovação da frota, tornando completamente inviável a reposição destes ônibus.

 

O Setransduc enviou nota de repúdio sobre os atos criminosos, a qual publicamos abaixo:

O Setransduc (Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários em Duque de Caxias e Magé) repudia os atos criminosos que atentam contra o transporte público e a segurança da população e dos empregados do sistema de transporte, no seu direito constitucional de trabalhar e ir e vir em paz e com segurança. Requer das autoridades competentes a garantia da prestação dos serviços públicos de transporte, inclusive na saída de suas sedes e demais garagens, para que possa colocar a sua operação nas ruas, garantindo a população um transporte livre e seguro.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *