---
Um levantamento inédito, recém-concluído, revela que a adoção de novas práticas ambientais levou à redução de 47% do consumo total de água pelas empresas de ônibus que operam em Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá e Tanguá. A implementação de novos sistemas de reaproveitamento de água nas garagens gerou economia, nos últimos 12 anos, de 98 milhões de litros, o que equivale a 39 mil piscinas olímpicas.
Com os investimentos realizados ao longo dos anos, as 28 empresas filiadas ao Setrerj diminuíram o uso de água nas atividades diárias de 207,42 milhões de litros, em 2011, para 109,01 milhões, em 2023. A principal medida desenvolvida foi a mudança de comportamento em relação à lavagem da frota em operação, que passou a ser realizada com o reúso da água, que começou a ser reaproveitada após ser separada e tratada com tecnologias específicas em estações construídas nas garagens.
O uso consciente de um recurso natural cada vez mais escasso não trouxe somente benefícios ambientais, como também econômicos com a redução dos custos operacionais da frota em operação, estimada em 2.500 veículos nos cinco municípios ligados ao Setrerj. Com a instalação de um sistema de reúso de água, a redução estimada pode chegar a, pelo menos, 70% e 80% na conta de água; 50% na conta de esgoto; e 50% nos custos com produtos de limpeza, sem relatos de aumento significativo no consumo de energia.
“Estima-se que 99% da água do planeta não estão disponíveis para uso, pois 97% são salgadas e estão nos oceanos e 2% nas geleiras. A água doce representa apenas 1% dos recursos hídricos. A água é um recurso precioso e finito, e seu uso consciente é essencial para a sustentabilidade. Ciente deste desafio, o setor de transporte se adaptou, mudou seu comportamento e começou a colaborar ativamente com o meio ambiente”, destacou Márcio Barbosa, presidente executivo do Setrerj.
Principais temas
Mais Curtidas
Viação Dedo de Deus promove adesivação dos pontos cegos dos ônibus
Projeto brasileiro vence UITP Awards da América Latina na categoria Clima e Saúde
Transporte como direito social no Brasil é o assunto de capa da Revista Ônibus 121
Congresso da UITP teve 15 mil participantes e mais de 300 palestrantes
Semove nas redes:
© SEMOVE Todos os direitos reservados.
Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Nome completo (obrigatório)
CPF (obrigatório)
Qual a sua relação com o Sistema Fetranspor (obrigatório)? Colaborador, gestor, agente de governançaFornecedor terceirizado, cliente, sindicato, empresas de transporte coletivo de passageiros, demais categorias de empresas com contratos firmados com o Sistema Fetranspor.
CNPJ da EMPRESA
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas nesta Política de Segurança da Informação, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas neste Código de Conduta, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
Conteúdo aqui !