---
O Rio Ônibus, o Setrerj, o Sinfrerj e o Sindpass aderiram ao Movimento Maio Amarelo, que dedica o mês de maio a ações de conscientização sobre a segurança no trânsito.
Certificado como instituição Laço Amarelo este ano, o Rio Ônibus (Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro) participará de uma série de ações voltadas ao respeito à vida. Até o final do mês, o Sindicato promoverá dezenas de atividades direcionadas a funcionários e rodoviários, dentro das garagens de ônibus da cidade do Rio de Janeiro, bem como em terminais cariocas, com o objetivo de conscientizar a população usuária do sistema de transportes. Entre as ações, destaca-se a campanha Ponto Cego, que consiste na adesivação da frota da cidade, indicando os chamados pontos cegos, localizados nas laterais e nas traseiras dos coletivos. A ideia é conscientizar a sociedade sobre a existência desses ângulos externos não visualizados pelos motoristas dos ônibus, mostrando às pessoas uma das muitas complexidades existentes no trânsito e pedindo mais atenção e respeito nas vias.
O Sinfrerj (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento do Estado do Rio de Janeiro) que também é uma entidade certificada com o Laço Amarelo, desenvolveu uma campanha, com cartaz, brindes (fitinha amarela e cartão A6) e peças para as redes sociais, com a frase “Respeite os sinais”, acompanhada do tema do Maio Amarelo 2023 – No trânsito, escolha a vida! – e a imagem de um semáforo, que reflete as palavras “escolha” e “a vida”. As mídias também convidam as pessoas a fazerem parte do movimento. O Sindicato utilizará ainda o WhatsApp para o envio de mensagens sobre segurança no trânsito para serem compartilhadas pelas empresas com seus funcionários. Além da campanha, o Sinfrerj participou da palestra “Boas Práticas de Segurança Veicular”, promovida dia 4 de maio, pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), em Brasília, e transmitida pelo canal da Agência no Youtube.
O Setrerj (Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro), por sua vez, se uniu à Nittrans (Niterói Transporte e Trânsito), órgão da prefeitura da cidade, na promoção das ações do Maio Amarelo. A programação, com mais de 20 atividades, foi aberta dia 2 na Câmara Municipal. Serão realizados, por exemplo, cursos de capacitação para motociclistas entregadores, motoristas de ônibus e taxistas. No treinamento para motoristas de ônibus, que acontecerá dia 10 de maio, das 9h às 13h, no Auditório do Caminho Niemeyer, no Centro, serão tratados temas como direção defensiva, manutenção preventiva e atualização da legislação de trânsito. Os profissionais serão treinados em um simulador de ponto cego.
Outros sindicatos filiados à Semove e que também aderiram ao Maio Amarelo estão utilizando suas redes sociais para divulgar o movimento, como é o caso do Sindpass (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Barra Mansa), que postou um card com a frase “A sua atenção preserva a vida de todos! Maio Amarelo – mês da conscientização da segurança no trânsito”.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.
Principais temas
Mais Curtidas
Viação Dedo de Deus promove adesivação dos pontos cegos dos ônibus
Projeto brasileiro vence UITP Awards da América Latina na categoria Clima e Saúde
Transporte como direito social no Brasil é o assunto de capa da Revista Ônibus 121
Congresso da UITP teve 15 mil participantes e mais de 300 palestrantes
Semove nas redes:
© SEMOVE Todos os direitos reservados.
Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Nome completo (obrigatório)
CPF (obrigatório)
Qual a sua relação com o Sistema Fetranspor (obrigatório)? Colaborador, gestor, agente de governançaFornecedor terceirizado, cliente, sindicato, empresas de transporte coletivo de passageiros, demais categorias de empresas com contratos firmados com o Sistema Fetranspor.
CNPJ da EMPRESA
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas nesta Política de Segurança da Informação, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas neste Código de Conduta, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
Conteúdo aqui !