Sindicatos filiados à Semove promovem ações pelo Maio Amarelo

06/05/2023 2 min leitura

O Rio Ônibus, o Setrerj, o Sinfrerj e o Sindpass aderiram ao Movimento Maio Amarelo, que dedica o mês de maio a ações de conscientização sobre a segurança no trânsito.

Certificado como instituição Laço Amarelo este ano, o Rio Ônibus (Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro) participará de uma série de ações voltadas ao respeito à vida. Até o final do mês, o Sindicato promoverá dezenas de atividades direcionadas a funcionários e rodoviários, dentro das garagens de ônibus da cidade do Rio de Janeiro, bem como em terminais cariocas, com o objetivo de conscientizar a população usuária do sistema de transportes. Entre as ações, destaca-se a campanha Ponto Cego, que consiste na adesivação da frota da cidade, indicando os chamados pontos cegos, localizados nas laterais e nas traseiras dos coletivos. A ideia é conscientizar a sociedade sobre a existência desses ângulos externos não visualizados pelos motoristas dos ônibus, mostrando às pessoas uma das muitas complexidades existentes no trânsito e pedindo mais atenção e respeito nas vias.

O Sinfrerj (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento do Estado do Rio de Janeiro) que também é uma entidade certificada com o Laço Amarelo, desenvolveu uma campanha, com cartaz, brindes (fitinha amarela e cartão A6) e peças para as redes sociais, com a frase “Respeite os sinais”, acompanhada do tema do Maio Amarelo 2023 – No trânsito, escolha a vida! – e a imagem de um semáforo, que reflete as palavras “escolha” e “a vida”. As mídias também convidam as pessoas a fazerem parte do movimento. O Sindicato utilizará ainda o WhatsApp para o envio de mensagens sobre segurança no trânsito para serem compartilhadas pelas empresas com seus funcionários. Além da campanha, o Sinfrerj participou da palestra “Boas Práticas de Segurança Veicular”, promovida dia 4 de maio, pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), em Brasília, e transmitida pelo canal da Agência no Youtube.

O Setrerj (Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro), por sua vez, se uniu à Nittrans (Niterói Transporte e Trânsito), órgão da prefeitura da cidade, na promoção das ações do Maio Amarelo. A programação, com mais de 20 atividades, foi aberta dia 2 na Câmara Municipal. Serão realizados, por exemplo, cursos de capacitação para motociclistas entregadores, motoristas de ônibus e taxistas. No treinamento para motoristas de ônibus, que acontecerá dia 10 de maio, das 9h às 13h, no Auditório do Caminho Niemeyer, no Centro, serão tratados temas como direção defensiva, manutenção preventiva e atualização da legislação de trânsito. Os profissionais serão treinados em um simulador de ponto cego.

Outros sindicatos filiados à Semove e que também aderiram ao Maio Amarelo estão utilizando suas redes sociais para divulgar o movimento, como é o caso do Sindpass (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Barra Mansa), que postou um card com a frase “A sua atenção preserva a vida de todos! Maio Amarelo – mês da conscientização da segurança no trânsito”.

 

 

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *