---
O Ministério das Cidades promoveu, dia 19 de março, um seminário para apresentar informações sobre o Sistema Único de Mobilidade Urbana Sustentável (SUM). O evento fez parte 56ª Reunião Ordinária do Conselho das Cidades e teve como objetivo atualizar os detalhes sobre mobilidade urbana para os conselheiros e a sociedade, servindo também como subsídio para os debates da Conferência das Cidades a respeito do tema. O SUM foi explicado detalhadamente, desde as competências federais sobre mobilidade urbana, a linha do tempo do setor, o Marco Legal do Transporte Público Coletivo, até outros programas.
Segundo informado, o projeto é uma tentativa de integrar os governos federal, estadual e municipal para, juntos, contribuírem com o custo e a gestão do transporte público nas cidades. As alternativas que possibilitam o objetivo são medidas como a redução de tarifas ou até a tarifa zero; compra de ônibus elétricos, mais confortáveis e menos poluentes; melhoria de infraestrutura do transporte público; integração das redes de transporte municipais e intermunicipais; e aumento da participação da sociedade nas decisões sobre gestão e controle do serviço.
Participaram do debate duas instituições que atuam ativamente na proposta do Sistema Único de Mobilidade – Instituto Movimento Nacional do Direito ao Transporte (MDT) e Coalizão Mobilidade Triplo Zero, além de membros do Conselho das Cidades, composto por representantes do governo e da sociedade civil, e cujo objetivo é debater e propor diretrizes para a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), de olho na Conferência Nacional das Cidades, que ocorre no segundo semestre.
Durante o evento, também foi apresentado o projeto de Mobilidade Verde Integrada (MUVI), realizado em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, como um exemplo de obra transformadora para melhorar a mobilidade urbana, a qualidade de vida e o desenvolvimento da cidade.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério das Cidades
Mais Curtidas
Revista Ônibus vence Prêmio CNT de Jornalismo na categoria Comunicação Setorial
Viação Dedo de Deus promove adesivação dos pontos cegos dos ônibus
O Impacto Negativo do Trânsito na Saúde
Projeto brasileiro vence UITP Awards da América Latina na categoria Clima e Saúde
Semove nas redes:
© SEMOVE Todos os direitos reservados.
Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Nome completo (obrigatório)
CPF (obrigatório)
Qual a sua relação com o Sistema Fetranspor (obrigatório)? Colaborador, gestor, agente de governançaFornecedor terceirizado, cliente, sindicato, empresas de transporte coletivo de passageiros, demais categorias de empresas com contratos firmados com o Sistema Fetranspor.
CNPJ da EMPRESA
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas nesta Política de Segurança da Informação, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas neste Código de Conduta, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
Conteúdo aqui !