---
O Rio Ônibus colocou no ar, em seu site (rioonibus.com), uma página exclusiva sobre vandalismo contra ônibus na cidade do Rio de Janeiro. “Passageiros e rodoviários têm seu direito de ir e vir comprometido diariamente na cidade do Rio de Janeiro. São milhões de reais gastos mensalmente para reparar os danos causados pelos diferentes ataques sofridos pelo setor. Há anos, o principal meio de transporte do carioca é vítima desses atos criminosos. O impacto é direto na vida de toda a população, usuária de ônibus ou não”, diz o texto de abertura da página, sob o título “Vandalismo: um crime anunciado contra o patrimônio de todos”.
A página apresenta dados sobre os crimes que o setor de transporte coletivo vem enfrentando ao longo de muitos anos. Segundo o site, somente em 2023, 6,5 milhões de passageiros foram impactados pelo vandalismo na capital carioca e 2.350 veículos foram depredados. “O prejuízo proveniente dos atos criminosos não se limita às despesas financeiras. O dano social, inestimável, compromete diariamente a mobilidade urbana e o desenvolvimento socioeconômico do Rio de Janeiro”, afirma outro texto do site.
Entre os dados de 2023, estão também o número de ônibus sequestrados para fazer barricadas (135), o número de veículos queimados (25), o prejuízo referente aos ônibus incendiados (R$ 21,2 milhões), o custo mensal dos reparos (R$ 2 milhões) e o tempo de reposição dos ônibus destruídos (180 dias em média). Matérias publicadas na mídia e vídeos de vários casos de incêndios e destruição de ônibus também integram a página do site sobre vandalismo, além de artigo assinado pelo presidente do Rio Ônibus, João Gouveia, no Jornal O Globo.
Ao final, é informado o telefone do Disque Denúncia (21 – 2253-1177), que pode ser utilizado pela população para denunciar os ataques, de forma anônima. O setor de transportes por ônibus firmou parceria com o órgão para auxiliar as autoridades no combate ao crime contra o patrimônio público.
Principais temas
Mais Curtidas
Viação Dedo de Deus promove adesivação dos pontos cegos dos ônibus
Projeto brasileiro vence UITP Awards da América Latina na categoria Clima e Saúde
Transporte como direito social no Brasil é o assunto de capa da Revista Ônibus 121
Congresso da UITP teve 15 mil participantes e mais de 300 palestrantes
Semove nas redes:
© SEMOVE Todos os direitos reservados.
Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Nome completo (obrigatório)
CPF (obrigatório)
Qual a sua relação com o Sistema Fetranspor (obrigatório)? Colaborador, gestor, agente de governançaFornecedor terceirizado, cliente, sindicato, empresas de transporte coletivo de passageiros, demais categorias de empresas com contratos firmados com o Sistema Fetranspor.
CNPJ da EMPRESA
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas nesta Política de Segurança da Informação, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas neste Código de Conduta, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
Conteúdo aqui !