TransÔnibus promove encontros de gestores de Operação e de Manutenção

17/07/2023 3 min leitura

O TransÔnibus realizou, dia 13 de julho, dois encontros de gestores. O primeiro, pela manhã, reuniu gestores de Operação, na sede do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública da Baixada Fluminense (CISPBAF), em Duque de Caxias. O outro, na parte da tarde, reuniu gestores de Manutenção, na sede do próprio Sindicato.

O Encontro de Gestores Operacionais contou com a presença: do diretor superintendente do TransÔnibus, Jorge Murilo; do diretor Operacional e do analista de Planejamento do CISPBAF, respectivamente Fernando Leite e Dhiego Berg; do comandante do III CPA, coronel Dantas; do secretário de Segurança Pública de Duque de Caxias, Roberto Gabriel, além de colaboradores do TransÔnibus e de representantes de 13 empresas associadas ao Sindicato.

Durante sua apresentação, Jorge Murilo lembrou que já se encontra em curso, através de parceria entre o CISPBAF, o TransÔnibus e o Grupo Jal, um laboratório de testes para aplicar ferramentas que permitam a integração direta com a inteligência das forças de segurança. Ele também falou sobre as tratativas com a CCR para a adoção do sistema Free-Flow na cobrança de pedágio para o transporte coletivo.

O analista do CISPBAF apresentou detalhes do sistema de reconhecimento facial para identificação de transeuntes, bem como de veículos, baseado em registros e arquivos de metadados, que já conta com 320 câmeras somente em Duque de Caxias e poderá ser implantado em outros 19 municípios. Fernando Leite falou ainda sobre a integração com órgãos públicos de segurança, como: polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal; Bombeiros; Defesa Civil e secretarias municipais de Segurança. Ele também destacou parcerias para o monitoramento das Rodovias Presidente Dutra, Washington Luís e Arco Metropolitano e informou sobre a integração ao Sistema de Acompanhamento de Frota em Emergência (Safe).

O Encontro de Gestores de Manutenção/Ambiental reuniu: o engenheiro de Marketing e o consultor de Vendas da Mercedes-Benz de São Paulo, Hélio Ribeiro e Jethler Batelha, respectivamente; o gerente de pós-venda e o instrutor da Concessionária Miriam, Leonardo Martins e Paulo Zastrow, respectivamente, e representantes de dezesseis empresas associadas ao Sindicato. Também presente ao evento, o superintendente do TransÔnibus, Jorge Murilo, destacou a informatização do Programa Ambiental e ressaltou o papel fundamental dos gestores no processo de envio mensal do relatório de consumo.

O palestrante Hélio Ribeiro destacou as principais mudanças nos veículos, a partir deste ano, para atender a nova tecnologia Euro 6, conjunto de normas que regulamentam a emissão de poluentes para motores a diesel. O engenheiro falou sobre: a evolução dos motores, o sistema de gerenciamento térmico dos gases, a tecnologia Bluetec6, oo programa eletrônico de estabilidade que impede a movimentação do veículo com portas abertas, e o tacógrafo 100% digital, entre outros temas. Ribeiro ressaltou a importância do feedback sobre os veículos novos, por parte do cliente, para identificação de pontos de melhoria pela fábrica.

Fotos: TransÔnibus

Fotos: TransÔnibus

Fotos: TransÔnibus

Fotos: TransÔnibus