---
Secretários e subsecretários de Transportes dos municípios da Baixada Fluminense da região atendida pelo TransÔnibus se reuniram na sede do Sindicato para discutir questões ligadas à mobilidade urbana, transporte público por ônibus e trânsito, que afetam seus cidadãos. Participaram do encontro os secretários: Marcelo Machado, de Belford Roxo; José Augusto Valente, de Japeri; Leonardo Callijão, de Nova Iguaçu; e Ricardo Vicente, de Queimados. Entre os subsecretários estiveram presentes: Samuel Alves, de Itaguaí; Rogério Freitas, de São João de Meriti; Roberta Damasceno, de Mesquita; e Eduardo Xavier e Rômulo Lemos, de Queimados.
Na abertura do evento, o diretor superintendente do TransÔnibus, Jorge Murilo, afirmou que os encontros de secretários, realizados desde 2014, são espaços democráticos, onde todos têm a liberdade de indicar novos participantes que possam colaborar com as temáticas propostas. Ele lembrou que esses eventos “já resultaram em diversas ações exitosas e soluções para a região”. Segundo o executivo, a implantação do Relatório Operacional Mensal (Romweb), por exemplo, é fruto do trabalho conjunto proveniente dos encontros. Ao falar sobre as funcionalidades da ferramenta, Jorge Murilo ressaltou que a equipe do Sindicato está “sempre à disposição para esclarecer qualquer aspecto de usabilidade”.
Planmob e Supervia
Sobre o Planmob Rio Metrópole 2034, o diretor ressaltou a importância da integração entre os secretários municipais e os consultores estaduais que desenvolvem o trabalho, “a fim de, não somente cumprir exigência legal, como otimizar e racionalizar recursos e esforços das cidades”.
A intervenção na Supervia foi outro assunto tratado no encontro. Segundo o secretário de Japeri, José Valente, a prefeita Fernanda Ontiveros está acompanhando a situação da concessionária e sugeriu, inclusive, a criação de um consórcio formado pelos municípios localizados às margens da malha ferroviária. A ideia, de acordo com Valente, é participar mais ativamente da remodelagem contratual. O secretário sugeriu que seus colegas levem a proposta aos prefeitos.
Transporte por aplicativo e criminalidade
O uso da malha viária por parte dos transportes por aplicativo também esteve na pauta da reunião. Jorge Murilo explicou que eles “impactam diretamente na fluidez do trânsito sem contribuir com impostos, já que boa parte das cidades não contam com regulamentação para esse tipo de transporte”. O gerente de Mobilidade Urbana do TransÔnibus, Thadeu Melo, disponibilizou material produzido pelo Sindicato com informações completas sobre as cidades, nacionais e estrangeiras, que já regulamentaram o transporte por aplicativo, bem como as legislações sobre essa questão.
A criminalidade no interior dos ônibus foi mais um assunto tratado no encontro. Jorge Murilo enumerou os esforços do Sindicato na busca de maior segurança e combate à violência dentro dos coletivos. Ele falou sobre a parceria que o Sindicato desenvolve com o Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública da Baixada Fluminense (CISPBAF), sediado em Duque de Caxias, e que está aberta à adesão por parte dos municípios. Segundo o diretor, a estrutura conta com tecnologias extremamente avançadas, participação permanente de representantes da PMERJ, Polícia Civil, Bombeiros, Defesa Civil, entre outros.
Foto: Divulgação
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.
Principais temas
Mais Curtidas
Viação Dedo de Deus promove adesivação dos pontos cegos dos ônibus
Projeto brasileiro vence UITP Awards da América Latina na categoria Clima e Saúde
Transporte como direito social no Brasil é o assunto de capa da Revista Ônibus 121
Congresso da UITP teve 15 mil participantes e mais de 300 palestrantes
Semove nas redes:
© SEMOVE Todos os direitos reservados.
Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Nome completo (obrigatório)
CPF (obrigatório)
Qual a sua relação com o Sistema Fetranspor (obrigatório)? Colaborador, gestor, agente de governançaFornecedor terceirizado, cliente, sindicato, empresas de transporte coletivo de passageiros, demais categorias de empresas com contratos firmados com o Sistema Fetranspor.
CNPJ da EMPRESA
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas nesta Política de Segurança da Informação, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas neste Código de Conduta, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
Conteúdo aqui !