Turp Transporte inicia teste de pagamento da tarifa via Pix

24/10/2024 2 min leitura

A Turp Transporte deu início a um teste de pagamento da tarifa de ônibus por meio do Pix. A nova modalidade está disponível desde o dia 23 de outubro, no veículo 6830, que opera a linha 700 – Terminal Itaipava, em Petrópolis. A ideia é estender a iniciativa para outras linhas após período de avaliação.

A empresa, primeira do município a adotar o pagamento de passagem via Pix, optou por utilizar a ferramenta ValidaPix, que já atende grandes marcas nacionais, batizando o serviço de “TurPix”. Os rodoviários que atuam na linha escolhida para o teste receberam treinamento e uniforme que divulga a novidade, para ser usado no período de adaptação. E no ônibus que dispõe do equipamento foi afixado adesivo informando o cliente sobre a novidade.

O ValidaPix foi criado em 2023, no município de Capanema, no Paraná. Em seu primeiro ano de fundação, deu início ao atendimento de grandes empresas no país, validando mais de R$ 200 milhões de pagamentos via PIX, representando 98 mil transações mensais, uma a cada 20 segundos. Para Yuri José Aquino, de 25 anos, fundador do ValidaPix, a escolha pela Turp Transporte se deu mediante à busca da operadora de ônibus por novas tecnologias e serviços no mercado.

“A Turp gosta de inovar e fica atenta às mais atuais tecnologias disponíveis no mercado. Nós investimos em veículos, ferramentas e recursos, na busca por mais segurança e conforto nos deslocamentos, tornando as viagens mais atraentes. O Pix é uma necessidade constatada. Durante os testes, avaliaremos a viabilidade técnica e também a aprovação do passageiro, para uma possível ampliação do serviço em toda a frota”, disse Jean Moraes, diretor da empresa.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Pix foi o meio de pagamento mais usado no país, no ano passado. No transporte público em Petrópolis, atualmente, o número de transações em dinheiro representa menos de 20%. Dessa forma, a cada 10 passageiros, no máximo, apenas dois realizam o pagamento em dinheiro nos ônibus.

A nova forma de pagamento já começou a receber os primeiros elogios dos clientes. “Vai facilitar a vida de muita gente. Eu, por exemplo, não tenho o hábito de andar com dinheiro em espécie”, disse a passageira Maria Eduarda Melo, de 20 anos, que é estagiária e utiliza todos os dias a linha 700. “Não vou passar mais sufoco, caso não tenha dinheiro em mão”, concluiu.