Viação Ideal adere ao Pacto Global da ONU e reforça compromisso com a mobilidade sustentável

15/04/2025 2 min leitura

Viação Ideal adere ao Pacto Global da ONU e reforça compromisso com a mobilidade sustentável

A Viação Ideal anunciou, neste mês, sua adesão ao Pacto Global das Organização das Nações Unidas (ONU), criado em 2000 para encorajar empresas a alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e a desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. Trata-se da maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com participação em 162 países.

Com essa decisão, a Viação Ideal passa a integrar um grupo de organizações, que no Brasil inclui Ambev, Itaú, Natura, Carrefour, Boticário, Nestlé, Bradesco, Santander e Renner, entre outras, comprometidas com a construção de uma economia mais inclusiva e resiliente, ampliando sua atuação para além da mobilidade.

O compromisso com os 10 princípios do Pacto Global significa um importante diferencial no setor de transporte urbano de passageiros por ônibus, tradicionalmente desafiado a equilibrar eficiência operacional com responsabilidade socioambiental. Para a Ideal, a adesão representa mais um passo em seu processo contínuo de evolução institucional. “Integrar essa rede global é uma forma de reforçar nosso papel como agente de transformação social e demonstrar que é possível alinhar o transporte coletivo à agenda de desenvolvimento sustentável”, informou a empresa em nota.

As corporações participantes do Pacto Global têm o papel de contribuir ativamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conjunto de 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das ONU, em 2015, para serem alcançadas até 2030, e cujos objetivos são: acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas tenham acesso à paz e prosperidade.

Os Dez Princípios Universais do Pacto Global:

· Respeitar e proteger os direitos humanos reconhecidos internacionalmente

· Não participar de violações dos direitos humanos

· Cumprir a lei local e internacional

· Promover a norma legal

· Considerar as preocupações dos consumidores

· Gerir a cadeia de fornecimento

· Combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina

· Promover a responsabilidade ambiental

· Incentivar a difusão de tecnologias sustentáveis

· Operar de forma a cumprir as responsabilidades fundamentais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção