---
Tomou posse, na segunda-feira, dia 2 de janeiro, no jardim de inverno do Palácio Guanabara, em Laranjeiras, o novo secretário de Transportes e Mobilidade do Estado do Rio, Washington Reis.
O novo secretário foi vereador, deputado estadual, deputado federal e prefeito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, por dois mandatos – de 2005 a 2008 e de 2017 a 2022. Nascido no distrito de Xerém, foi também diretor-executivo do Esporte Clube Tigres do Brasil e atua como presidente de honra do Duque de Caxias Futebol Clube.
Sua carreira política iniciou-se em 1992, ao vencer as eleições para vereador de Duque de Caxias, pelo PSB. Em 1994, tornou-se deputado estadual PSC, se reelegeu em 1998 e pela terceira vez em 2002. Nas eleições de 2004, Reis tornou-se prefeito de Duque de Caxias, pelo PMDB, cargo em que permaneceu até 2008, quando perdeu a reeleição.
Em 2009, assumiu como subsecretário estadual de Obras Metropolitanas do Rio de Janeiro. Deixou o cargo no ano seguinte para se candidatar a deputado federal, sendo eleito com mais de 130 mil votos. Em 2014, foi reeleito para o seu segundo mandato. Renunciou ao seu cargo de deputado federal em 1° de janeiro de 2017 ao se eleger prefeito de Duque de Caxias para um novo mandato.
Em 1º de abril de 2022, Washington Reis deixou a prefeitura de Duque de Caxias, inicialmente para se candidatar ao Senado pelo estado do Rio de Janeiro. Foi anunciado como candidato a vice-governador na chapa de Cláudio Castro (PL), mas teve sua candidatura indeferida pelo TRE-RJ, após a manutenção de sua condenação por crime ambiental, em 2016, no Supremo Tribunal Federal.
Com a reeleição de Castro, foi anunciado como secretário estadual de Transportes e Mobilidade, cargo que assumiu em 2 de janeiro de 2023. Sua nomeação está sendo questionada junto ao Ministério Público do Rio (MPRJ) devido a sua condenação no STF.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.
Principais temas
Mais Curtidas
Comissão de Transportes aprova obrigatoriedade de cobertura nos pontos de ônibus
Campanha do Grupo JAL arrecadou mais de duas toneladas de alimentos
Vice-presidente da Semove fala sobre financiamento do transporte
Semove fala sobre governança no transporte coletivo durante Rio de Transportes
Mobilidade em todos os sentidos
Semove nas redes:
© SEMOVE Todos os direitos reservados.
Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Nome completo (obrigatório)
CPF (obrigatório)
Qual a sua relação com o Sistema Fetranspor (obrigatório)? Colaborador, gestor, agente de governançaFornecedor terceirizado, cliente, sindicato, empresas de transporte coletivo de passageiros, demais categorias de empresas com contratos firmados com o Sistema Fetranspor.
CNPJ da EMPRESA
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas nesta Política de Segurança da Informação, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas neste Código de Conduta, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.