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O consultor em mobilidade urbana e sócio da Sinergia Estudos e Projetos, o engenheiro de transportes William de Aquino, contratado pela Semove e um pool de empresas para elaborar um estudo sobre os impactos da operação do BRT Transbrasil no tráfego do Rio de Janeiro, esteve na sede Federação, dia 13 de dezembro, para apresentar seu levantamento.
Aquino mostrou os dados sobre a operação do Transbrasil e explicou o conceito do novo corredor exclusivo de ônibus da capital carioca. Segundo o consultor, o BRT, criado para atender demandas de transporte do município, contará com linhas expressas e paradoras e permitirá o fluxo de ônibus sem paradas em uma de suas faixas. Em sua apresentação, Aquino esclareceu que o corredor ainda não prevê integração física, tarifária e operacional com linhas metropolitanas, e que a viabilidade desses tipos de integração depende de mais alguns estudos. Por outro lado, estará integrado ao VLT e linhas municipais, o que permitirá futuramente a redução do acesso de linhas e veículos ao centro comercial, como já acontece em outros projetos do município.
Os fluxos de entrada e saída do Terminal Gentileza, tanto das linhas municipais como do VLT, também estiveram na pauta do encontro. Segundo o consultor, as linhas paradoras intermunicipais deverão trafegar pela pista lateral, assim como parte do transporte de cargas, com horários restritivos definidos. Ele também falou sobre previsão operacional completa, frequência das linhas e carregamento estimado. E ressaltou que ainda não há previsão para a construção dos terminais Missões e Margaridas.
O presidente-executivo da Semove, Armando Guerra, que esteve presente ao evento, destacou a importância do encontro, que permitiu aos operadores demonstrar suas preocupações e dúvidas sobre a operação do Transbrasil, que causará impactos diretos nas linhas municipais e intermunicipais que chegam ao Rio de Janeiro.
A diretora de Mobilidade Urbana da Semove, Richele Cabral, esclareceu que vem participando de discussões acerca do corredor, tanto como representante da Federação como do Conselho Empresarial de Transporte e Logística da ACRJ. No Conselho, atua em conjunto com a gerente de Mobilidade Urbana, Eunice Horácio, o presidente do Rio Ônibus, João Gouveia, e o diretor superintendente do TransÔnibus, Jorge Murilo, em um subgrupo criado exclusivamente para tratar desse assunto. Segundo Richele, nesses encontros, o subgrupo tem procurado defender os interesses das empresas de transporte por ônibus do estado do Rio.
O coordenador técnico do Detro, Álvaro Gonzalez, também participou do encontro, juntamente com outros representantes do órgão gestor.
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