Mais quatro ônibus são incendiados no Rio e a população é a maior prejudicada

17/03/2023 2 min leitura

A Semove, entidade que representa 184 empresas de ônibus em todo o Estado do Rio, repudia mais um ataque criminoso, na tarde desta quinta-feira (16.03), ao transporte público por ônibus em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Pelo menos quatro veículos de linhas municipais e intermunicipais foram destruídos, colocando em risco a vida de passageiros e rodoviários. O episódio reforça a necessidade de adoção de medidas urgentes das autoridades responsáveis pela segurança pública.

Com o ataque de hoje, o número de ônibus inutilizados por conta de incêndios criminosos já soma 246 desde 2014. Em valores atuais, o custo de reposição dos veículos que deixaram de atender a população chega a mais de R$ 180 milhões, recursos que poderiam estar sendo investidos na melhoria do transporte e na renovação da frota. É importante lembrar que a inexistência de seguro para este tipo de sinistro e a crise econômica do setor, que tem feito as empresas perderem a capacidade de investimento, tornam inviável a reposição de ônibus incendiados.

A população é a mais prejudicada com a redução da oferta de transportes. Um ônibus incendiado deixa de transportar cerca de 70 mil passageiros em seis meses, tempo necessário para a reposição de um veículo no sistema de transporte.

O Setransduc enviou nota de repúdio sobre os atos criminosos, a qual publicamos abaixo:

O Setransduc (Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários em Duque de Caxias e Magé) repudia os atos criminosos que atentam contra o transporte público e a segurança da população e dos empregados do sistema de transporte, no seu direito constitucional de trabalhar e ir e vir em paz e com segurança. Requer das autoridades competentes a garantia da prestação dos serviços públicos de transporte, inclusive na saída de suas sedes e demais garagens, para que possa colocar a sua operação nas ruas, garantindo a população um transporte livre e seguro.
Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *