---
“Rio, por entre montanhas: o desafio da mobilidade” é o título do livro lançado, no final do ano passado, pela Semove através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da cidade do Rio de Janeiro (Lei do ISS). De acordo com o arquiteto, professor e vice-diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Alexandre Pessoa, que assina o texto de apresentação, o livro “traz um panorama de como lidamos, nos últimos anos, com os desafios da mobilidade urbana, em meio a crises e oportunidades, e aponta cenários possíveis, baseados em tecnologia, inovação e criatividade, para a construção de uma cidade interconectada, mais humana e inteligente”.
A obra, concebida pelo jornalista Sylas Andrade e escrita pela jornalista Tânia Mara, com consultoria da diretoria de Mobilidade Urbana da Semove, conta com mais de 100 fotografias, entre elas cenários de paisagens e beleza natural, meios de transporte, obras de mobilidade, edifícios e monumentos históricos, trânsito e outras cidades pelo mundo. “Essa cidade, que parece ter sido incrustada entre as montanhas e o mar, como uma pérola encaixada numa joia, oferece paisagens diversas e cheias de contrastes, seja entre a praia e as montanhas, ou entre prédios sofisticados e favelas que os ladeiam, ou, ainda, edificações de arquitetura vanguardista ao lado de cenários do Brasil Colônia”, diz um trecho do texto.
São 131 páginas que tratam de temas como: as cidades e a pandemia, impactos da mobilidade, encontrando melhores soluções, tendências da mobilidade e tecnologias aplicadas ao transporte. A fundação da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, em 1565, a vinda da família real portuguesa, em 1808, a primeira concessão pública de transporte, em 1817, e a chegada do primeiro ônibus, em 1837, são assuntos contemplados logo no começo do livro. Em seguida, a obra aborda as mudanças de hábitos advindas da pandemia da Covid-19.
Ao longo dos capítulos, o texto percorre questões fundamentais da mobilidade urbana ligadas à vida de qualquer grande cidade, como: sustentabilidade, qualidade de vida, priorização do transporte coletivo, acessibilidade, inclusão, corredores expressos e exclusivos, divisão modal e tarifa. Soluções são apresentadas, como a humanização das cidades e o uso de tecnologias que permitem transformá-las em cidades inteligentes, respeitando-se as características de cada uma. “Uma cidade inteligente é mais do que um espaço urbano onde foram feitos grandes investimentos em tecnologia. É um espaço onde o planejamento é feito de forma integrada, com as diversas áreas “conversando” e resolvendo os assuntos urbanos de forma holística”, destaca o livro.
Acesse aqui a versão digital do livro “Rio, por entre montanhas: o desafio da mobilidade”.
Mais Curtidas
Viação Dedo de Deus promove adesivação dos pontos cegos dos ônibus
Projeto brasileiro vence UITP Awards da América Latina na categoria Clima e Saúde
Transporte como direito social no Brasil é o assunto de capa da Revista Ônibus 121
Congresso da UITP teve 15 mil participantes e mais de 300 palestrantes
Semove nas redes:
© SEMOVE Todos os direitos reservados.
Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Nome completo (obrigatório)
CPF (obrigatório)
Qual a sua relação com o Sistema Fetranspor (obrigatório)? Colaborador, gestor, agente de governançaFornecedor terceirizado, cliente, sindicato, empresas de transporte coletivo de passageiros, demais categorias de empresas com contratos firmados com o Sistema Fetranspor.
CNPJ da EMPRESA
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas nesta Política de Segurança da Informação, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas neste Código de Conduta, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
Conteúdo aqui !